AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil 2010


Créditos: Jacques Dequeker

AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil 2010: A 5ª edição do maior concurso de design de joias em ouro do mundo terá como tema deste ano “Sincronicidade – Valores Humanos Através dos Tempos”, uma reflexão sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

O Tema do AuDITIONS Brasil 2010:

“SINCRONICIDADE – VALORES HUMANOS ATRAVÉS DOS TEMPOS”


Como em todas as edições, o AuDITIONS Brasil tem sempre um tema sobre o qual os designers devem conceber suas joias. O tema escolhido para 2010 - “Sincronicidade: Valores Humanos através dos tempos” – é uma reflexão sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos e como juntos, podemos decidir o futuro da humanidade.

Uma das mais importantes tendências da sociedade moderna está pautada na busca de novas crenças e valores, no plantar de sementes para colher um novo futuro e vislumbrar saídas, uma tarefa de todos.

Sincronicidade apresenta-se como o conjunto de ações que acontecem no mundo, ao mesmo tempo, a favor do humano e da busca por valores. Todas as ações convergem para a valorização e preservação do humano. Percebe-se mais nitidamente que, para existir, devemos coexistir e dividir o mundo com o outro. Compartilhar, trocar, aproximar, reduzir distâncias e diferenças.

A humanidade está à procura de estabelecer alianças dentro da sua vasta diversidade, combinando valores individuais e coletivos; culturas minoritárias e de massa; virtual e o real, meio ambiente e interesse econômico, diferenças sociais e culturais. Conectividade sem fronteiras, barreiras ou dogmas. Sustentar a si, ser parte do todo, entender que o problema ou a solução é uma questão global. Um movimento de crescente interesse pela condução de melhores práticas ambientais e sociais, valorização do humano e dignidade então se apresenta como uma crença no futuro, apoiada em novas atitudes. A casa é de todos e todos são a casa. Conviver e aprender com as diferenças e diversidades é uma fonte inesgotável de idéias...Misturando ou compartilhando as mais diversas identidades culturais e valores, revelamos que somos partes de uma mesma realidade.

Qual a face da nossa era? Qual a marca de nosso tempo? Quais vestígios deixaremos da nossa existência? Respostas a estas indagações estão nos valores humanos que se perenizam. Matéria, tecnologia, tempo e desenvolvimento passam. Somente os valores permanecem.

Com base neste tema, os participantes deverão inferir em criações conceituais, suas interpretações do coletivo em sobreposição ao individual. Infinitas culturas, tempos e visões interligados pela significação e simultaneidade – sincronicidade – do tudo ao mesmo tempo, agora.
A AngloGold Ashanti e o tema do AuDITIONS Brasil 2010


Em sua última edição, ao evidenciar o valor de respeito ao meio ambiente como reflexão de tema, o AuDITIONS Brasil ampliou os seus objetivos, aceitando o desafio de refletir as boas práticas de sustentabilidade aplicadas na empresa e veiculá-las ao seu público externo. Agora, propõe-se uma abordagem aos princípios e valores da empresa: “tratarmos uns aos outros com dignidade e respeito e valorizarmos a diversidade”.

É assim que a AngloGold Ashanti está cada vez mais empenhada no compromisso de gerar resultados para a empresa e para as pessoas, sejam estas trabalhadores, parceiros de negócios ou comunidades.

Atuando em cada pilar da Sustentabilidade por entender que a sobrevivência e desenvolvimento do próprio negócio estão intimamente ligados à influência positiva que gera em seu entorno, a AngloGold Ashanti se orgulha de ser a primeira mineradora no Brasil a receber a certificação na NBR 16001, a Norma Brasileira de Responsabilidade Social.

O concurso AuDITIONS Brasil 2010 soma-se a todas essas iniciativas, reforçando os valores da empresa, incentivando o rejuvenescimento da joalheria e projetando o Brasil no exterior como um exportador de capacidade técnica, intelectual e criativa.

O AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil 2010


O AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil é dividido em duas categorias – Designer e Revelação. A categoria Designer é destinada a todos os profissionais interessados em participar que se inscreverem no concurso. A categoria Revelação é voltada para estudantes de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) em Design ou áreas afins (Arquitetura, Belas-Artes, Artes Plásticas, Moda, etc.) que, na data da inscrição do concurso, estejam regularmente matriculados em instituições de ensino nacionais reconhecidas por órgãos superiores competentes.

Para se inscrever no concurso, os interessados deverão, entre o dia 07 de abril até o dia 28 de maio, preencher a Ficha de Inscrição AuDITIONS Brasil 2010, disponível no site www.auditionsbrasil.com.br. Caso o interessado não tenha acesso à internet, a ficha poderá ser solicitada pelo telefone (31) 3589-1666 ou ainda pelo e-mail auditionsbrasil@anglogoldashanti.com.br.

O concurso selecionará entre os projetos inscritos 20 peças na categoria Designer e quatro na categoria Revelação, que serão produzidas com ouro fornecido pela empresa. As peças produzidas serão julgadas por profissionais do setor e apresentadas em um grande evento que acontecerá no final do ano, em Belo Horizonte, quando serão divulgados os dois vencedores, um em cada categoria. Os escolhidos ganharão prêmio de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) em barra de ouro, para a categoria Designer e R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais), em moeda corrente, para a categoria Revelação.

O Cronograma do Concurso


As inscrições para a Edição 2010 do AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil iniciam-se no dia 07 de abril e vão até 28 de maio, quando também deverão ser enviados os projetos. O julgamento e anúncio dos classificados acontecerão entre junho e julho, em datas a serem confirmadas posteriormente pela empresa. Por questões de segurança, a data para entrega do metal não foi divulgada.

O prazo para a produção das joias se inicia no dia 2 de agosto e, no dia 13 de setembro, elas deverão ser entregues. No dia 16 de novembro acontece o evento final, com desfile, lançamento do catálogo e apresentação das peças, quando serão anunciados os nomes dos vencedores nas duas categorias – Designer e Revelação.

Postagens mais visitadas deste blog

Design de Jóias: Eventos Fatima Cavalieri Salto em Negócios